É muito comum no mercado de hoje, ver diferentes modelos de negócios montarem estratégias e planos de ação para escalar as vendas e a lucratividade da empresa. A atitude é de fato importante, mas um gargalo que geralmente costuma ficar é nas medidas e ações do pós-vendas, que muitas vezes são deixadas de lado.

O pós-vendas, para diversas empresas, é tão importante quanto a primeira venda, já que são nessas ações que os clientes são fidelizados. Você sabe o que estamos querendo te dizer? Se a sua resposta é não, convido você a continuar a leitura e entender um pouco mais sobre o porquê as ações de pós-venda são importantes e, inclusive, indispensáveis para o mercado de energia solar. Vamos lá?

Primeiramente, é preciso entender ao certo o que é um pós-venda

A etapa do pós-venda nada mais é do que as estratégias adotadas para manter um bom relacionamento com os clientes que já adquiriram o seu produto ou serviço. Com esse atendimento de qualidade e personalizado, a fidelização dos clientes é mais provável, garantindo que ele volte a comprar futuramente.

Por que a estratégia é importante e porquê ela se destaca no meio solar?

Existem muitos fatores que fazem com que as ações do pós-venda sejam fundamentais, mas, antes de tudo é preciso destacar o ponto de vista financeiro. Os donos de negócios precisam ter em mente que fidelizar um cliente é muito mais vantajoso que partir da etapa de adquirir um novo.

Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, diz que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. E, como mencionamos acima, é justamente na etapa do pós-venda que as chances de fidelização aumentam. Embora o fator já seja comprovado, segundo um relatório do Sebrae divulgado pela FecomercioSP em 2019, 85% das empresas brasileiras nunca fizeram pós-venda.

Neste momento, você deve estar se perguntando: “onde entra essa importância dentro do meio solar, já que é um produto que dura mais de 20 anos?”

Um dos maiores erros na gestão das empresas que vendem e instalam painéis solares é não oferecer adequadamente ou não recomendar alguém que faça os serviços de limpeza e manutenção.

Já sabemos que esses serviços precisam ser mantidos para que o sistema funcione na sua máxima potência e também para que a sua vida útil seja prolongada. Porém, o que acontece na maioria das vezes é esse suporte ser deixado de lado, consequentemente, fazendo com que o cliente fique insatisfeito.

Assim, com uma série de clientes insatisfeitos, há uma desvalorização da marca, menos pessoas recomendam os seus serviços e, inevitavelmente, as vendas caem.

O que costuma ser feito?

Antes de mais nada, você precisa contar com as estratégias certas. Existem algumas que são extremamente simples. Uma ligação perguntando o nível de satisfação dos clientes, por exemplo, entra neste quesito.

Por outro lado, também existem algumas ferramentas que facilitam todo o processo, como é o caso do CRM. Uma plataforma completa que ajuda gestores e todo o time de vendas acompanhar cada etapa de compra do cliente e, inclusive, automatizar todas as ações do pós-vendas.

Dessa maneira, cabe ao gestor ou o dono do negócio avaliar a sua realidade e o seu caixa, e investir naquilo que se encaixa no seu orçamento. Entretanto, o que não deve ser feito é adiar a adoção das estratégias do pós-venda.

Você ainda não sabe como estruturar o seu pós-venda e qual ferramenta utilizar? Fale com um dos nossos consultores e conheça melhor a Solaryum. Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e as nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *