Vender mais e expandir o negócio. Qual empreendedor não busca isso para a sua empresa? Porém, para que isso aconteça de forma sólida e a sua marca ganhe destaque no mercado, você precisa entender bem alguns conceitos e aplicá-los bem no dia a dia do seu negócio. Você tem alguma noção do que estamos falando?

Quando nos referimos a vendas, antes mesmo dela acontecer, você precisa saber o que é e como funciona um funil de vendas, a importância de respeitar a etapa de cada cliente e de se ter um bom script e, inclusive, quais ferramentas e estratégias você deve adotar para otimizar o seu atendimento e alavancar de vez o seu negócio.

Por que você deve entender melhor todos esses conceitos…

O mercado solar está em expansão e as perspectivas de crescimento desse setor são grandes. Porém, sabemos que, quanto mais destaque um setor ganha, é natural que surja mais interessados em empreender e lucrar no meio, com isso, para alcançar o tão desejado sucesso e conquistar o seu espaço no mercado, se destacar diante dos milhares de concorrentes é de extrema importância. Como fazer isso? Olhando para o seu cliente e não apenas para o seu produto!

Por esse motivo, você precisa entender bem todos os pontos que mencionamos acima para utilizá-los ao seu favor. E, para te auxiliar da melhor maneira e fazer com que você venda muito mais, vamos explicá-los cada um deles abaixo. Acompanhe:

Entendendo o funil de vendas

Transformar leads em clientes não é uma tarefa simples e, no mercado solar, isso pode ser ainda mais demorado, considerando o valor do investimento. Por isso, adotar métodos como o funil de vendas é muito importante para descomplicar todo processo.

Um funil ou um pipeline de vendas, é um modelo estratégico que demonstra os passos dos seus clientes, desde o primeiro contato até a etapa de fechamento do negócio. A partir dele é que você irá montar a jornada do seu cliente e alinhar a sua comunicação, para oferecer o seu produto, no caso, os projetos de energia solar, no momento certo.

Mas porquê fazer isso? Chet Holmes, um dos principais executivos de marketing e vendas dos Estados Unidos, ao longo de toda a sua carreira profissional e estudos, apontou que apenas 3% do público está realmente pronto para comprar, e os outros potenciais clientes (leads) precisam ser educados para avançarem na jornada.

Assim, para ilustrar um funil de vendas, ele funciona geralmente da seguinte maneira:

funil de vendas

Com isso, no seu nicho, a jornada pode funcionar assim:

Reconhecimento do problema: o seu lead reconhece o problema, que pode ser o alto gasto com energia convencional ou até mesmo a preocupação com o meio ambiente que o faz buscar soluções mais sustentáveis.

Consideração da solução: nesta etapa, o seu potencial cliente começa a buscar alternativas para solucionar o problema. Com isso, você deverá estar alinhado ao interesse dele e saber se comunicar corretamente, mas sem oferecer o seu produto ou falar do seu negócio.

As empresas que contam com um CRM, normalmente, conseguem identificar de maneira mais fácil que os leads já estão nessa fase, assim, já começam a estudar o seu script de vendas.

Decisão de compra: na última etapa do funil, o lead já está decidido que a solução é para ele, e agora busca qual é a melhor opção. Neste momento é que você precisa do contato direto, apontar os seus diferenciais e utilizar dos mais variados gatilhos mentais e do script para realizar a venda.

A importância de se ter um script de vendas

Ao chegar no meio para o fundo de funil, o script de vendas passa a ser fundamental, pois é nessas etapas que você deverá analisar o momento certo para oferecer a sua solução. Esse script é uma espécie de documento que orienta o seu time de vendas de como deverão seguir com as negociações até fechar a venda.

Além de proporcionar mais segurança aos colaboradores, adotando a estratégia, a venda não depende apenas de uma pessoa da equipe, o que faz otimizar tempo e evita que você perca algum cliente pela demora do contato.

Ferramentas e estratégias para melhorar o seu atendimento e a satisfação dos seus clientes

Tudo isso que apontamos acima, coloca o seu cliente em primeiro lugar para que, ao fechar a compra, ele saia satisfeito e recomende a sua empresa para outras pessoas. E, para que isso aconteça, seus times de marketing e vendas precisam estar alinhados, assim, o funil e a jornada do cliente serão aplicados corretamente e o contato com o seu potencial cliente será no momento certo e com a “linguagem mais adequada”.

Mas, como saber o momento ideal? Quantas tentativas já foram e quantas ainda deve tentar? O que o seu time de vendas já conversou com o seu cliente?

Com um CRM, todos os dados do seu cliente ficam armazenados dentro de uma única plataforma, fazendo com que o seu atendimento seja personalizado para aquele lead específico, otimizando o seu relacionamento e fazendo com que ele dê preferência para a sua solução.

[Entenda melhor como um CRM pode ajudar nas suas vendas em nosso artigo: “CRM para vendas de sistemas solares é um bom investimento”]

É hora de começar a vender! Das estratégias e ferramenta que citamos durante o artigo, o que você acha que falta ser aplicado ou otimizado na sua empresa para que ela continue crescendo?

Esteja sempre atento aos nossos conteúdos, postaremos mais informações relevantes para que você fique por dentro de tudo que é importante para que o seu negócio venda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *