Dentro do setor de energia solar, a forma como você lida e trata seus clientes é um fator determinante na hora de fechar o negócio – principalmente para aqueles que oferecem instalações e serviços. A solução fotovoltaica, apesar de já ter um certo tempo no mercado, ainda é novidade para muitas pessoas, e é neste momento que entra a importância de manter o relacionamento com os potenciais clientes.
Ainda não sabe muito bem do que estamos falando e o objetivo disso tudo? Calma, vamos te explicar em detalhes. Acompanhe a leitura e entenda a importância de você manter uma boa relação com os seus futuros compradores.
O que é o relacionamento com clientes?
Por certo tempo, se focou muito em destacar o produto, a sua qualidade e o que ele “fazia”, mas às vezes, se esquecia de destacar a solução que ele iria proporcionar ao consumidor. Pontuar e ressaltar o seu produto ou serviço é importante, porém, antes dessa etapa, você precisa colocar em primeiro lugar o seu cliente, seus anseios e dúvidas.
Esclarecendo a teoria:
Para ficar mais exemplificado, vamos destacar o que muitos especialistas de marketing e vendas frisam sempre:
Tenha em mente que o seu cliente tem um problema (dor) – no caso da energia solar, podemos destacar o alto valor da energia elétrica convencional, por exemplo. Porém, ele pode não saber tão evidentemente que esta é uma dor tão latente.
Assim, através desse relacionamento, desde da captura do contato, em que ele se torna um lead, que você saberá mostrar tudo o que ele precisa saber: apresentando a dor, mostrando o que ele perde não tendo o que você está oferecendo e, finalmente, evidenciando como o seu produto ou serviço é a solução do problema dele – onde ele passará pelo o que chamamos de funil de vendas.
Olhando por este aspecto, perceba que, na maioria das ocasiões, ele não está procurando o seu produto/serviço em específico, e sim a solução para a dor dele – e é aí que entra, mais uma vez, o quanto é essencial esse relacionamento.
Como a estratégia garante que você saia na frente da concorrência…
Além dessa importância de mostrar que o seu produto é a solução para o problema dele, o bom relacionamento com o cliente é fundamental para que você destaque diante da concorrência.
Com tanta tecnologia, mecanismos de busca na internet e redes sociais, os potenciais clientes possuem mais acesso à informação, o que, consequentemente, farão que eles procurem e comparem tudo o que está disponível no mercado.
Portanto, você precisa estar alinhado com esta etapa de compra dele, destacando seus diferenciais, esclarecendo dúvidas, enfim, oferecendo um atendimento ágil e satisfatório (antes e melhor da sua concorrência). E como você saberá que o seu prospect está nessa fase do funil de vendas? Mantendo o relacionamento com ele desde do início.
Como começar a melhorar esse relacionamento
Se você está na dúvida se esse relacionamento com o cliente está acontecendo como deveria, faça a seguinte pergunta:
“Se eu fosse o meu cliente, qual atendimento eu gostaria de receber?”, caso você tenha dúvidas a responder tal questionamento, pergunte a eles. Faça uma pesquisa de mercado e saiba o que os seus clientes acham do atendimento que oferece para que você possa melhorar constantemente.
Fazendo isso, você descobre as dúvidas e as insatisfações, e já conseguem otimizar de forma rápida esse relacionamento. [Claro que existem mais ações e inclusive ferramentas a se aplicar – como é o caso do CRM – mas esse assunto, nós já explicamos em um outro blog, para entender melhor, não deixe de conferir: “CRM para vendas de sistemas solares é um bom investimento?”.
Estando ciente do que precisa ser otimizado e buscando sempre essa melhoria, você garante:
– Satisfação e fidelização dos clientes: cliente bem atendido (e no tempo certo) é sinônimo de cliente satisfeito e, inevitavelmente, fiel e que recorre aos seus produtos e serviços sempre que precisa, pois já sabe que você vai resolver o problema dele como deseja.
– – Não perder nenhuma oportunidade de negócio: manter esse relacionamento auxilia você a estar por dentro da etapa de compra de cada cliente, assim, você saberá o momento certo de realizar a abordagem de venda e não perderá nenhum negócio – o que muitas empresas sofrem é que se perdem no atendimento, consequentemente, enfrentando uma concorrência mais bem preparada, o cliente dá preferência a ela, já que o atendimento está mais assertivo.
– Seu cliente como seu grande vendedor: consumidores satisfeitos e fidelizados? Com toda certeza eles irão te recomendar a outras pessoas, falarão da sua marca, do seu atendimento, dos seus produtos e se tornarão seus maiores vendedores.
– Valorização da marca e expansão das vendas: depois de tudo que pontuamos nestes itens, a valorização da sua marca acontecerá naturalmente, mais pessoas procurarão a sua solução e as vendas, sem dúvidas, irão decolar.
Com tudo que mencionamos ao longo do texto, você já deve ter concluído que investir e melhorar o seu relacionamento com os seus clientes é inevitável e uma das melhores maneiras de garantir o sucesso do seu negócio.
Não espere que o seu concorrente saia na frente. Dúvidas por onde começar? A Solaryum pode te apresentar a solução ideal para você. Entre em contato!