É muito comum no mercado de hoje, ver diferentes modelos de negócios montarem estratégias e planos de ação para escalar as vendas e a lucratividade da empresa. A atitude é de fato importante, mas um gargalo que geralmente costuma ficar é nas medidas e ações do pós-vendas, que muitas vezes são deixadas de lado.
O pós-vendas, para diversas empresas, é tão importante quanto a primeira venda, já que são nessas ações que os clientes são fidelizados. Você sabe o que estamos querendo te dizer? Se a sua resposta é não, convido você a continuar a leitura e entender um pouco mais sobre o porquê as ações de pós-venda são importantes e, inclusive, indispensáveis para o mercado de energia solar. Vamos lá?
A etapa do pós-venda nada mais é do que as estratégias adotadas para manter um bom relacionamento com os clientes que já adquiriram o seu produto ou serviço. Com esse atendimento de qualidade e personalizado, a fidelização dos clientes é mais provável, garantindo que ele volte a comprar futuramente.
Existem muitos fatores que fazem com que as ações do pós-venda sejam fundamentais, mas, antes de tudo é preciso destacar o ponto de vista financeiro. Os donos de negócios precisam ter em mente que fidelizar um cliente é muito mais vantajoso que partir da etapa de adquirir um novo.
Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, diz que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. E, como mencionamos acima, é justamente na etapa do pós-venda que as chances de fidelização aumentam. Embora o fator já seja comprovado, segundo um relatório do Sebrae divulgado pela FecomercioSP em 2019, 85% das empresas brasileiras nunca fizeram pós-venda.
Neste momento, você deve estar se perguntando: “onde entra essa importância dentro do meio solar, já que é um produto que dura mais de 20 anos?”
Um dos maiores erros na gestão das empresas que vendem e instalam painéis solares é não oferecer adequadamente ou não recomendar alguém que faça os serviços de limpeza e manutenção.
Já sabemos que esses serviços precisam ser mantidos para que o sistema funcione na sua máxima potência e também para que a sua vida útil seja prolongada. Porém, o que acontece na maioria das vezes é esse suporte ser deixado de lado, consequentemente, fazendo com que o cliente fique insatisfeito.
Assim, com uma série de clientes insatisfeitos, há uma desvalorização da marca, menos pessoas recomendam os seus serviços e, inevitavelmente, as vendas caem.
Antes de mais nada, você precisa contar com as estratégias certas. Existem algumas que são extremamente simples. Uma ligação perguntando o nível de satisfação dos clientes, por exemplo, entra neste quesito.
Por outro lado, também existem algumas ferramentas que facilitam todo o processo, como é o caso do CRM. Uma plataforma completa que ajuda gestores e todo o time de vendas acompanhar cada etapa de compra do cliente e, inclusive, automatizar todas as ações do pós-vendas.
Dessa maneira, cabe ao gestor ou o dono do negócio avaliar a sua realidade e o seu caixa, e investir naquilo que se encaixa no seu orçamento. Entretanto, o que não deve ser feito é adiar a adoção das estratégias do pós-venda.
Você ainda não sabe como estruturar o seu pós-venda e qual ferramenta utilizar? Fale com um dos nossos consultores e conheça melhor a Solaryum. Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e as nossas redes sociais.